top of page

HISTÓRIA DA IGREJA

No primeiro dia de setembro de 1981, o Diário Oficial do Estado de Santa Catarina publicava os extratos de constituiçao da " Igreja Crista Primitiva"  - ICP - com sede e foro na Cidade de Florianópolis, Capital de Santa Catarina, a Rua Lauro Linhares, bairro da Trindade, na residencia do Sr. Waldair Antônio Jeremias.

O Pastor Fundador era o Reverendo Carlos Corrêa, recém chegado de Itararé/SP, onde pastoreara por pouco mais de três semanas uma Igreja cuja sede era na Califórnia, Estados Unidos da América. Carlos Corrêa  também foi Pastor desta Igreja em Florianópolis pelo período de três anos.

No dia 09 de setembro de 1981, às 20h, no Ginásio da FAC - Federação Catarinense de Cultura - hoje Ginásio do Instituto Estadual de Educação, situado na Av. Hercílio Luz, Centro da Capital, acontecia a primeira reunião, com centenas de pessoas sob égide da ICP. Começava ali, naquele momento, com presença de diversas autoridades da Capital, a Igreja Cristã Primitiva - ICP - sem qualquer patrimônio ou mesmo local fixo para reuniões.

Na semana seguinte, houve grande movimentação por parte dos organizadores da ICP, pois se fazia necessário um local para abrigar as centenas de pessoas que participaram da reunião inicial no Ginásio da FAC. Com muito esforço, conseguiu-se efetivar a locação, pelo período de um ano, das instalaçães, até então abandonadas, do Clube de Regatas Riachuelo, no local conhecido como Rita Maria, Centro da Capital.

foto8.jpg
anos-90.jpg
anos-80.jpg

Durante quase 15 anos, Carlos Correa pastoreou igrejas cuja sede internacional fica na cidade de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da  América. Em um trabalho missionário pelo Brasil construiu templos e administrou outros, chegando em Santa Catarina, na capital do estado, Florianópolis em 1978, para assumir um trabalho no bairro trindade, na ilha, onde a freqüencia nao passava de uma dúzia de pessoas.

Com muita dificuldade, oraçao, jejum e sola de sapato gasta, após um ano, Deus enviou os frutos transformando aquele trabalho em um dos maiores do Estado com tardes e noites onde centenas de pessoas disputavam um espaço para participar de uma das reunioes. Ao mesmo tempo Carlos Correa percorre a regiao e autorizado pelo diretor de campo missionário realiza reunioes em Governador Celso Ramos nas localidades de Areia, Areia de baixo, Areia de cima, Armaçao da Piedade, Palmas, Ganchos do Meio e Jordao. Ainda prega em Tijuquinhas, Tijucas, Itapema, Paulo Lopes e em toda a extensao da Ilha de Santa Catarina. Em Palhoça a pedido, abre uma nova igreja com total sucesso, o mesmo acontece em Sao Jose, no Bela Vista. Ainda em Sao Jose reabre em Campinas uma igreja já fechada aproveitando a grande audiencia do programa de rádio, por onde passa uma multidao comparece seja ao ar livre, até mesmo debaixo de chuva, ou em clubes, ginásios, cinemas ou residencias.

Em Florianópolis, no clube 15 de novembro, centro da cidade, uma multidao comparece as quintas feira e o mesmo acontece no clube 25 na agronômica. No dia 13 de abril de 1980 foi realizado o maior batismo nas águas no sul do Brasil, dia em que 1046 pessoas descem as águas batismais na praia de Sambaqui, dia triste para o Estado porque um aviao da Transbrasil cai e enluta dezenas de famílias e enquanto centenas se dirigem para participar ou assistir o batismo, os corpos iam sendo recolhidos para  tristeza geral.   Para o transporte da multidao 35 ônibus da extinta Empresa Trindadense ( quase tudo que a empresa tinha ) é contratado, além de quase 200 carros, com apoio da PM no transito e na praia dos Salva Vidas. Um caminhao foi alugado para servir de palco e antes do batismo uma multidao cantou, ouviu uma palavra de fé e orou na beira da praia  vivendo um momento inesquecível na presença de DEUS. Vários pastores estavam presente, dentre eles pastor e diretor do ministério em Porto Alegre, Joel Villon e Jaime Paliarym diretor  nacional da Igreja, que vinha no aviao acidentado e trocou na última hora, graças a Deus.

Meses depois Carlos Correa foi transferido para a cidade de Itararé, Sao Paulo, onde assumiu uma igreja central de 25 anos, bem localizada. De imediato marcou uma reuniao a tarde, nunca houve antes, e foi um sucesso. Enquanto isso em Florianópolis  pessoas se movimentavam  interessadas em traze-lo. Criaram uma pessoa jurídica- Igreja Crista Primitiva, e um grupo de advogados viajou a Itararé com a missao traze-lo. Carlos Correa dias depois prega no encontro de pastores da regiao, na cidade de Itapetininga, e após  entrega ao superintendente Joao Luiz de França Filho uma carta  se desligando do ministério e  viajando até Florianópolis para começar novo trabalho espiritual. O mesmo caminhao que levou a mudança retorna os 600 km para buscar. Carlos Correa tendo ao lado a esposa, missionária Lane e a filha primogenita Laninha começa tudo de novo, sem  casa para morar, sem igreja construída para pregar, sem programa de rádio para anunciar, começa o Ministério da ICP. Era setembro de 1981.

Títulos Honoríficos

Carlos Correa foi agraciado com o título de Dr. Honoris Causa em Teologia pela FET (Faculdade de Ensinos Teológicos), Sao Paulo, quando também recebeu o diploma de Bacharel em Teologia.
 

Além disso, recebeu os títulos de:
 

  • Cavaleiro Comendador pela Ordem Internacional dos Jornalistas - no mérito de Comunicaçao Social.

  • Comendador com Láurea Cruz da Igualdade, Liberdade e Fraternidade.

  • Medalha de Mérito Municipalista da Sociedade Brasileira de Estudo Municipalista.

  • Medalha pela Sociedade Brasileira de Educaçao e Integraçao.

  • Título de Grande Oficial no grau de Grâ-Cruz.

  • Em março de 2008, Carlos Correa foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis com proposiçao feita pelo Vereador Alceu Nieckarz, com a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho.

DECLARAÇÃO DE FÉ

01-   Na autoridade das Escrituras como única fonte de Doutrina Fé Crista.

02-   Na absoluta Divindade e Eternidade de Nosso Senhor Jesus Cristo.
03-   Na personalidade e Divindade do Espírito Santo.
04-   Na salvação do pecador arrependido por meio da fé em Cristo sem obras.
05-   No poder da oração feita em nome de Jesus Cristo.
06-   No céu literal e na vida eterna para todos os verdadeiros cristãos.
07-   Na punição eterna dos ímpios.
08-   No amor como suprema virtude de Deus para com os homens e dos homens para com seus semelhantes.
09-   Na vinda pré-milenar de Cristo, de modo corporal, literal e pessoal.
10-   No reino futuro de Cristo com todos os Santos por mil anos.
11-   Na experiência consciente e imortal da alma.
12-   No batismo pessoal do Espírito Santo como foi recebido pelos apóstolos.
13-   No batismo nas águas por imersão em nome de Jesus.
14-   Na Santa Ceia franqueada a todos os cristãos, batizados nas águas.
15-   Na obediência ao governo civil.
16-   No dízimo como plano financeiro de Deus e verdadeira maneira de sustentar a obra do Senhor.
17-   Na unidade quanto as coisas essenciais; na liberdade quanto as secundárias; e no amor para com todas as criaturas e todas as coisas.

HINO DA IGREJA

A IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA,

ACREDITA EM CRISTO JESUS.
COMO FILHO ENVIADO POR DEUS,
QUE ENTREGOU SUA VIDA NA CRUZ.

A IGREJA CRISTÃ PRIMITIVA,
ANUNCIA AS VERDADES DE DEUS.
NA UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO,
A SALVAÇÃO VEM DO FILHO DE DEUS.

CREMOS NO BATISMO NAS ÁGUAS,
NA SALVAÇÃO POR JESUS.
CREMOS NO ESPÍRITO SANTO,
NO REINO FUTURO DA LUZ.

CREMOS NA CURA DIVIDA,
NA OBEDIENCIA AO GOVERNO CIVIL.
NA SANTA CEIA DOS SANTOS,
NA VIDA FUTURA FELIZ.

Screenshot_10.jpg

PASTOR CARLOS CORRÊA

bottom of page